3 dicas para ampliar a distribuição de cosméticos de forma rápida e segura

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As pessoas que já atuam no segmento de beleza ou têm bastante conhecimento sobre esse mercado já devem ter ouvido falar sobre a distribuição de cosméticos. Essa atuação vem conquistando espaços importantes, já que os cuidados com a saúde e beleza crescem ano a ano no Brasil, inclusive entre o público masculino.

Segundo pesquisa realizada pelo Google BrandLab com homens de 15 e 44 anos, cerca de 93% dos entrevistados afirmaram que cuidar da aparência é importante, e 90% disseram já usarem cosméticos. O estudo também mostrou que a visualização do público masculino em vídeos de beleza cresceu 44% em 2018 se comparado ao ano anterior.

Diante de um mercado amplo e em constante crescimento, será que é possível aumentar a distribuição de cosméticos de forma rápida e segura? Na sequência deste artigo, listamos 3 dicas sobre esse assunto. Confira!

1. Escolha um nicho forte no mercado

Há muitas possibilidades para quem deseja atuar na distribuição de cosméticos. Porém, há nichos que são considerados mais fortes, pois os produtos entram na lista de necessidades básicas dos consumidores e, consequentemente, têm um fluxo de vendas mais constante.

Por isso, se você está pensando em ampliar a distribuição de cosméticos de maneira rápida e segura, a dica é escolher um nicho consolidado. Por exemplo, a área de produtos voltados para os cabelos faz parte das necessidades básicas dos clientes, pois shampoos, condicionadores e hidratantes são produtos utilizados quase que diariamente pela população.

Além das questões de higiene, o público quer manter os cabelos saudáveis e bonitos, por isso, grande parte da população está disposta a adquirir produtos de alta qualidade, que oferecem resultado de salão em casa. Sendo assim, a distribuição de cosméticos voltados para cuidados com os fios é um nicho que se mantêm em alta no país.

distribuição de cosméticos

2. Identifique o público ideal para comercializar os seus produtos

Como vimos, o mercado de beleza é bastante amplo e no início da distribuição de cosméticos o profissional pode ficar um pouco confuso em relação ao seu público-alvo. São tantas oportunidades que é preciso se organizar para que o trabalho cresça com rapidez e segurança.

Por isso, a nossa segunda dica tem a ver com a identificação do público ideal para a distribuição de cosméticos. Seguindo o exemplo do nicho de produtos voltados para os cabelos, o distribuidor pode focar a sua atuação em farmácias, drogarias, perfumarias, redes de mercado e mercearias.

Esses comércios é que farão a venda para o consumidor final, e por comprarem em grandes quantidades, o lucro com a distribuição de cosméticos tende a aumentar. Claro que para garantir um fluxo satisfatório durante todo o ano é preciso montar uma carteira de clientes. Assim, enquanto o estoque dos estabelecimentos gira, o distribuidor não fica com as vendas paradas.

3. Distribuição de cosméticos: encontre uma marca parceira

Outro ponto fundamental para ampliar a distribuição de cosméticos com agilidade e segurança é tendo uma marca de excelência como parceira. Além de oferecer os melhores produtos do mercado, as empresas devem disponibilizar para os seus distribuidores um suporte completo, dando respaldo no pós-venda e apoio logístico, técnico e de gestão de negócios.

Vimos que alcançar o sucesso com a distribuição de cosméticos é algo possível, basta o profissional estudar o mercado e fazer escolhas assertivas. Se você gostou das dicas e quer continuar ampliando os seus conhecimentos sobre o assunto, veja também em nosso blog o post que mostra os produtos de beleza que oferecem alta rotatividade e bons lucros.

 

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