Como calcular a margem de lucro de um negócio?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Investir em um novo negócio é uma decisão importante e cheia de desafios. Existem muitos assuntos que precisam ser estudados, lições a serem aprendidas e, claro, providências a serem tomadas. É exatamente no momento inicial que surgem a maioria das dúvidas.

Como começar o negócio? Em qual área investir? Como administrar a empresa para que ela seja financeiramente saudável? Como cuidar da renda e investir no crescimento do negócio?

Foi pensando nessas dúvidas e em te ajudar a conquistar esse sonho que preparamos este post. Veja agora como calcular a margem de lucro de um negócio.

A formatação do preço de venda

O preço de venda de um produto está diretamente ligado a margem de lucro da sua empresa. Isso porque ele envolve uma série de fatores. Desde o seu custo de produção até as referências do mercado, isto é, o quanto os consumidores estão dispostos a pagar por aquele produto. Afinal de contas, se o seu valor for muito superior àquele praticado pela concorrência, a sua inserção dentro do mercado pode ser bastante difícil. Por isso, quando for definir o preço de venda dos seus produtos, lembre-se de considerar a margem de lucro nos seus cálculos.

Resultado esperado das vendas

Em definições brutas e simplistas, a margem de lucro é a diferença entre o custo de produção e o preço de venda de um produto. Mas a realidade é que esse valor resultante deve saciar outras necessidades que apenas o lucro da empresa. Ele será usado para sanar dívidas, aplicações e investimentos na própria marca, quando qualquer um desses casos acontecer. Por isso, é importante que a expectativa sobre o resultado contemple todas as necessidades financeiras da empresa. Isto é, que o lucro leve em consideração não apenas o dinheiro que restará das vendas, como também as despesas importantes da marca.

margem de lucro

Os valores de referência

Todos esses cálculos são complexos e exigem bastante atenção, afinal de contas, eles terão um grande impacto no sucesso do negócio. Isso porque o valor de venda de um produto está diretamente ligado ao seu posicionamento de marca. É preciso que ele seja páreo para o restante dos concorrentes e, quando superior, que tenha diferenciais claros ao consumidor que justifique o investimento.

De maneira geral, os negócios costumam trabalhar com uma margem de lucro diferente para produtos ou serviços. Enquanto os primeiros têm em média 4% de lucro em cima do preço de custo do produto, os serviços costumam ter 20% de margem.

O cálculo da margem de lucro

Como vimos, a margem de lucro de uma empresa é a combinação entre dois fatores: o preço de venda de um produto e o resultado esperado dessa venda. Nesse sentido, é preciso que estejam envolvidos no cálculo todos os pontos que impactam diretamente o sucesso do seu negócio. A partir daí, a venda de cada produto ou serviço terá um papel fundamental para que os seus objetivos de marca sejam atingidos mais rapidamente.

A margem de lucro de um negócio é a diferença entre o preço de custo de um produto e o preço de venda dele. Mas esse não é um valor que deve ir diretamente para o bolso do empreendedor. É preciso entender todos os custos que estão por trás do negócio e investir com inteligência.

Você tem mais dúvidas sobre margem de lucro e os outros fatores que impactam os seus negócios? Use a nossa caixa de comentários para fazer suas perguntas.

Next Post

Comentários no Facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×