Como fazer o planejamento financeiro correto para meu negócio?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Manter um negócio requer disciplina e muita organização e isso inclui um bom planejamento financeiro. Pequenas e médias empresas, muitas vezes por adentrarem o mercado com ideias inovadoras ou darem um start em novos mercados, não tem o planejamento financeiro como item de topo de lista de preocupações.

E é aí que muitas empresas erram. O planejamento financeiro deve existir e ser prioridade independente do tamanho da sua empresa. A organização financeira é o que vai fazer você saber quando deve alavancar os negócios ou quando precisa dar uma segurada nos investimentos.

Para saber como fazer o planejamento financeiro correto para o seu negócio, continue a leitura.

Como deve ser o planejamento financeiro da minha empresa?

Independente do tamanho da sua empresa, seja ela grande, média ou até mesmo um microempreendedor individual, o planejamento financeiro é parte essencial na hora de montar um negócio e na gestão dele.

Especialistas comentam que é essencial que qualquer empresa tenha um planejamento financeiro que trate de objetivos, estratégias e projeções, e que isso esteja muito bem definido.

Monte uma planilha ou utilize softwares próprios

Para manter as despesas do seu negócio em dia é preciso registrar todos os gastos, dos menores aos maiores. Manter isso organizado é a melhor maneira de controlar o que entra e sai do seu caixa.

Existem softwares disponíveis no mercado que fazem essa gestão de planejamento financeiro de maneira otimizada ou você mesmo pode fazer através do uso de planilhas no Excel, por exemplo, ou como for melhor para você. O importante é manter tudo muito bem organizado e sempre atualizado.

Registre todas as despesas

É importante registrar todos os gastos que se tem com o seu negócio. Dentro do planejamento financeiro sugerimos que você tenha uma parte específica só para os gastos mensais, como aluguel, contas de luz, salários, impostos, materiais de limpeza e escritório e todos os pormenores.

Lembre-se de registrar todos os gastos. Muitas vezes registram-se só os gastos mais altos e os menores são deixados de lado, porém, quando somados, esses podem fazer muita diferença no fechamento do mês.

planejamento financeiro

Acompanhe o fluxo de caixa

Uma das melhores maneiras de manter a organização e contabilizar o crescimento do seu negócio é acompanhar a entrada e saída do seu fluxo de caixa.

Assim, é possível gerenciar realmente quanto capital está entrando e saindo da empresa e verificar quanto você tem disponível para manter a estabilidade do seu negócio.

Planejamento financeiro inclui capital de giro

Além do fluxo de caixa, uma empresa precisa ter um capital de giro para contar nos momentos de crise e também para pensar em novos investimentos. Afinal, para começar um negócio é preciso de capital de giro, e para fazer esse negócio crescer também.

O planejamento financeiro vai facilitar o desenvolvimento e a gestão dos seus negócios através da organização e do acompanhamento das suas finanças.

Vida pessoal X vida empresarial

Essa dica é fundamental para empreendedores de primeira viagem e donos de pequenos negócios. Para a sua empresa se destacar no mercado e você alavancar o seu negócio rumo ao sucesso é imprescindível que jamais misture suas finanças pessoais com as finanças da empresa.

Misturar despesas e entrada de capital da empresa com as contas pessoais é a receita para se endividar e perder o controle das suas finanças. Mantenha sempre tudo bem separado para poder, de fato, mensurar os ganhos e despesas reais do seu negócio, conseguindo, assim, alcançar os seus objetivos com a sua empresa dentro do mercado de trabalho.

Manter o seu planejamento financeiro em dia é fundamental para que os seus negócios deem certo. E, como comentamos no início, independente do tamanho da sua empresa, o planejamento financeiro é uma das peças-chave para o sucesso.

Entrar no mercado de trabalho e se destacar em algum setor requer algum conhecimento em investimentos para a boa administração do seu negócio, principalmente se você busca ser o seu próprio chefe e alcançar o sucesso.

Certifique-se de escolher áreas de mercado que estão em crescimento e setores que você tem interesse e afinidade. Trabalhar com revenda e distribuição de produtos de marcas consolidadas no mercado pode ser um ótimo caminho para começar e ganhar destaque.

Como você organiza o seu planejamento financeiro e o que acha que pode ou precisa melhorar nele para que o seu negócio se destaque ainda mais? Conta para a gente!

Next Post

Comentários no Facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×