Quais as características de um investimento seguro?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Investir parece ser um daqueles assuntos de pessoas muito endinheiradas, que compram ações na bolsa de valores. Mas a verdade é que nós fazemos investimentos diariamente nas nossas vidas. Por exemplo, quando trabalhamos em uma empresa, estamos investindo o nosso tempo no crescimento daquele negócio e, claro, na evolução das nossas carreiras. E não é diferente quando optamos por abrir nosso próprio negócio.

Mas você sabe avaliar o que é um investimento seguro? Sabe quais são os sinais de que aquele negócio vai para frente e que trará retornos para o seu bolso?

É para te ajudar nessa questão que estamos aqui. Reunimos em um só lugar tudo o que você precisa avaliar antes de investir o seu tempo e dinheiro em algo novo. Veja agora mesmo quais são as características de um investimento seguro.

Diversificação: quantas opções você oferece ao público?

Quando falamos em investimento seguro, seja ele na bolsa de valores ou na abertura de uma nova empresa, o primeiro ponto levantado é sobre a diversificação. Isto é, você está investindo em um único lugar? A realidade é que é preciso ter produtos variados para que, caso algo aconteça, você não perca todo o seu investimento.

Por exemplo: vamos supor que você vende camisetas amarelas e que ganhe bastante dinheiro com isso. Mas, depois de um tempo, essa cor sai de moda e ninguém mais quer comprar os seus produtos. Nesse caso, o seu negócio ficou refém de uma tendência e você tem que correr atrás do prejuízo. O mesmo serve para produtos de beleza. Se você vender apenas um tipo de shampoo, é muito provável que perca vendas com aquelas pessoas que não precisam desse produto.

investimento seguro

Investimento financeiro: quanto é necessário para o negócio funcionar?

A quantidade de dinheiro necessária para fazer o seu negócio funcionar está diretamente ligada à segurança dele. Afinal de contas, se você tiver que colocar todas as suas economias em uma nova empresa, o risco é muito alto caso a sua aposta falhe, não é mesmo?

Por isso, uma forma de entender se esse é um investimento seguro é checar quanto será necessário para que o negócio funcione. Um bom exemplo são as revendas de cosméticos. Isso porque você terá que comprar os produtos e receberá o retorno desse valor assim que concluir a venda. Isto é, o seu dinheiro não irá para um fundo com um nome complicado que você não sabe para que serve.

Reputação: a marca por si só representa um investimento seguro?

Representar uma marca é apostar que ela traduz os valores nos quais você acredita, ou seja, que ambos estão alinhados quanto àquilo que desejam ver no mundo. Apesar de parecer subjetivo, esse é um dos principais pontos quando pensamos no sucesso do seu negócio. Já pensou em como seria difícil ser vegano e abrir um açougue?

A verdade é que acreditar naquilo que você faz é metade do caminho para atingir o sucesso. Quando temos paixão pelo trabalho, isso transparece nos argumentos de venda e contribui significativamente para que o seu investimento se torne seguro.

Saber se a sua aposta é um investimento seguro requer um pouco de pesquisa sobre o mercado no qual você deseja adentrar. Para isso, é importante avaliar quais são os pontos exigidos de você – como o investimento inicial – e quais são as contrapartidas que a marca te oferecerá – a diversidade de produtos, por exemplo. Por isso, antes de começar um negócio, cheque se você compartilha dos mesmos valores que a marca. Afinal de contas, acreditar no seu negócio já é meio caminho andado.

Se você se interessou por essa perspectiva, veja agora como empreender no mundo dos cosméticos.

Next Post

Comentários no Facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×